quarta-feira, 19 de março de 2014

RIACHOS DE MATA ATLÂNTICA

As corredeiras, são lar de caracídeos, conhecidos popularmente pelo nome de lambaris. Suas águas cristalinas perdem a velocidade assim que chegam as áreas planas da baixada. Criando aquários naturais que expõem a rica diversidade de espécies encontradas. (Rio Mongaguá)







Geophagus brasiliensis, Quoy & Gaimard, 1824. Ciclídeo habitante natural de uma ampla variedade de ambientes desde remansos de cachoeiras a  lagoas, brejos e várzeas. Possui uma deta detritivora e ictiofaga,Junto a eles alguns caracídeos  nadam tranquilamente.







Também da Família dos caracídeos, a mesma dos lambaris, piaus, pacus e dourados a traíra,(acima) Hoplias malabaricus, Bloch 1794. Espécie neotropical de grande distribuição geográfica, e com nove espécies conhecidas. Um peixe que nada muito mal, e que precisa usar da surpresa para abocanhar suas presas.



terça-feira, 11 de março de 2014

Anthinus albolabiatus




Anthinus albolabiatus Jaeckel 1927, pequeno molusco terrestre ocorrente em Mata Atlântica do Rio Grande do Sul a São Paulo.(Monte Verde, MG)

PEQUENA RÃ DO FOLHIÇO


Pequena rã do folhiço, anfíbio intrigante pelo pequeno tamanho. Essa é uma das 457 espécies  ocorrentes em Mata Atlântica.